Caseína ou Whey?

Caseína e Whey são proteínas que atuam de forma diferente no organismo. Logo, ambas oferecem suas vantagens e desvantagens.

Uma pesquisa publicada em 2011 pegou em indivíduos saudáveis que tinham uma ingestão normal de proteína. Eles jejuaram por 10 horas, tendo depois recebido 30 gramas de whey ou 30 gramas de caseína.

A pesquisa mostrou que os níveis de leucina no sangue atingiram seu pico uma hora após a ingestão de whey ou caseína. No entanto, os picos do grupo do whey foram mais elevados e voltaram ao normal depois de quatro horas. Os picos do grupo caseína foram inferiores, mas apenas retornaram aos valores normais depois de sete horas.

O whey promoveu a síntese da proteína (num valor de 68%), mas não afetou a degradação da proteína. A caseína diminuiu a degradação da proteína (a quebra de proteína foi inibida em 34% após a ingestão de caseína), mas não afetou a síntese proteica. O saldo de leucina sete horas após a refeição foi mais positiva com a caseína do que com whey (Am J Clin Nutr. 2011 May;93(5):997-1005).

Essa pesquisa mostra os benefícios de ambas as proteínas como mencionámos anteriormente. Tudo depende da altura do dia em que você vai tomar sua proteína e qual a finalidade dessa ingestão.

caseina-ou-whey